-
Arquitetos: Remy Arquitectos; Remy Arquitectos
- Área: 550 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Alejandro Peral
-
Fabricantes: Hansgrohe, Aluar, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. Longe do estresse da capital, esta casa está localizada em uma comunidade fechada nos arredores de Buenos Aires. Próxima à lagoa, a casa tinha como objetivo satisfazer as necessidades do cliente e corresponder ao seu estilo de vida. Pelo seu vínculo com as artes, a casa deveria ser uma obra de arte, além de funcional e simples.
A funcionalidade adversa da casa é resultante do desejo de dar autonomia para as crianças, de forma que os mundos das crianças e dos adultos estejam devidamente divididos.
Os volumes da casa podem ser resumidos em duas caixas sobrepostas com aberturas cuidadosas na fachada frontal. A fachada oposta se abre completamente com vista para a lagoa. As caixas se apoiam em um piso subsolo, ancorado no terreno natural. Varandas se abrem no perímetro da casa buscando vistas de lagoas distantes, o que resulta na composição volumétrica final.
O acesso principal ocorre por uma rampa que chega no nível social da casa. O hall de entrada conecta os três níveis da casa a partir de um átrio com pé-direito triplo iluminado por uma claraboia que abrange toda a casa.
No nível mais baixo, com acesso ao jardim fica o quarto das crianças. Neste piso também estão localizados o spa e a área de estar. No nível mais alto, com as melhores vistas, está a área dos pais com a suíte master, uma sala de estudo e a sala de projeção.
Este projeto representou um grande desafio, uma vez que a maior parte das vistas estavam voltadas para a orientação menos querida, a sul. A claraboia que ilumina os espaços centrais da casa e o estudo mais cuidadoso da fachada norte ajudou a resolver o problema de insolação, garantindo iluminação natural para toda a casa.